segunda-feira, 30 de maio de 2011

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA - 3 ANO A

CONTEÚDO PROGRÁTICO: AVALIAÇÃO
THE SIMPLE PRESENT TENSE, CONTÁVEIS E INCONTÁVEIS
AVALIAÇÃO RESULTANTE DE AULAS EXPOSITIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS - MAIO/11


AVALIAÇÃO DE LINGUA INGLESA
NOME: _______________________________________ SÉRIE: ________ DATA: ____/____/11
PROFA. SOCORRO BATISTA     ESCOLA: _____________________________________________

1 - Preencha os espaços em branco com os verbos nos parênteses (The Simple Present Tense)

a)       Birds from the North always ______________ (appear) in our farm in Summer.
b)       She seldom___________ (call) us when she ________ (need) help.
c)        My sister___________ (teach) math to young children.
d)       Peter and his Bob__________ (play) tennis on Wednesday.
e)       Some people never___________ (walk) on the left side of the street.
f)        I usually ________ (wash) my clothes on Saturday mornings.

2- Fill in the blanks with do, does, don’t, or doesn’t.

1.        ________ this material burn in temperatures below zero?
2.        My cousin _____________ eat at on Fridays.
3.        ____________ the children know their parents are here?
4.        Lily, the cat, _________ sleep outside.
5.        ___________ they find the course too difficult?
6.        Where _________ Jennifer do her shopping?
7.        __________ we have to be home by 9:00?
8.        The gas station __________ open until 7:30.
9.        Why  _________ you go home and rest for a while?
10.     How ________ Gary go to school?

Marque a alternativa correta (Check the alternative correct).

3 – This baterry ____________ the necessary electric current to start the engine.
a)       Provide                  b) provides

4 - Does she ______________ that you ____________ in Chicago?
a)       Know – live            b) knows – live

5 - The world’s population ___________ to increases very quickly in the next five years.
a)       Tends           b) tend

6 - Urban developments _________ huge investments in housing and transportation.
a)       Demand               b) demands

7 – Temperature in Recife never ________________ 7 ºC.
a)       Reach            b) reaches

8 – Fill in the blacks with much and many (complete os espaços em branco com much e many):
a)       There are ________________ irrigated areas in the northeastern region of Brazil
b)       There  is not _____________ water in the refrigerator
c)        There is ___________ superstition among ancient civilizations
d)       We see ___________ people destroying natural resources today
e)       ___________ Brazilians believe that number 13 is a lucky number

9 - Supply little or few (Preencha com little ou few)
a)       _________ people came to our party last weekend
b)       There are ___________ animals in the zoo now
c)        There were __________ mistakes in his homework
d)       “She can do _____________ exercise during two weeks.”, said the doctor
e)       We can buy a shirt in this store with very _________ money

10 – Supply less or fewer (preencha com less ou fewer)
a)       Give __________food  to the animals
b)       We have  _________ books than Paul
c)        Judy knows __________ songs than her sister Ann
d)       Tom pays __________ attention to class than Bob
e)       Can you help me? I have _________ time to prepare my exercise than you

sábado, 28 de maio de 2011

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA ESPANHOLA

AVALIAÇÃO DE LINGUA ESPANHOLA

NOME: __________________________________ SÉRIE: ____
EEM. FCO. HOLANDA MONTENEGRO – ALENCAR             PROFA. SOCORRO BATISTA

Los animales

En la Unión Europea desde el 1º de octubre de 2004 el uso de un pasaporte es obligatorio para los animales que viajan con su dueño en cualquier compañía.
AVISO ESPECIAL: en España los animales deben haber sido vacunados contra la rabia antes de su dueño solicitar la documentación. Consultar a un veterinario.
De acordo com as informações sobre aeroportos e estações ferroviárias na Europa, uma pessoa que more na Espanha e queira viajar para a Alemanha com o seu cachorro deve:
a)      a)  consultar as autoridades para verificar a possibilidade de viagem
b)      b)  ter um certificado especial tirado em outubro de 2004
c)      c)   tirar o passaporte do animal e logo vaciná-lo.
d)      d)  vacinar o animal contra todas as doenças.
e)       e) vacinar o animal e depois solicitar o passaporte dele.

Texto para as questões 02 e 03

Bilingüismo en la Educación Media Continuidad, no continuísmo

Aun sin escuela e incluso a pesar de la escuela, paraguayos y paraguayas se están comunicando en guaraní. La  comunidad paraguaya ha encontrado en la lengua guarani una funcionalidad real que asegura su reproducción y continuidad. Esto, sin embargo, no basta. La inclusión de la lengua guaraní en el proceso de educación escolar fue sin duda un avance de la Reforma Educativa.
Gracias precisamente a los programas escolares, aun en contextos urbanos, el bilingüismo ha sido potenciado. Los guaraníhablantes se han acercado con mayor fuerza a la adquisición del castellano, y algunos castellanohablantes perdieron el miedo AL guaraní y superaron los prejuicios en contra de él.
Dejar fuera de la Educación Media al guaraní sería echar por la borda tanto trabajo realizado, tanta esperanza acumulada.
Cualquier intento de marginación del guaraní en la educación paraguaya merece la más viva y decidida protesta, pero esta postura ética no puede encubrir el continuismo de una forma de enseñanza del guarani que ya ha causado demasiados estragos contra la lengua, contra la cultura y aun contra la lealtad que las paraguayas y paraguayos sienten por su querida lengua. El guaraní, lengua de comunicación sí y mil veces sí; lengua de imposición, no.

MELIÀ, B. Disponível em: http://www.staff.uni-mainz.de. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).

Questão 02
No último parágrafo do fragmento sobre o bilingüismo No Paraguai, o autor afirma que a língua guarani, nas escolas, deve ser tratada como língua de comunicação e não de imposição. Qual dos argumentos abaixo foi usado pelo autor para defender essa idéia?
a)       a) O guarani continua sendo usado pelos paraguaios, mesmo sem a escola e apesar dela.
b)       b) O ensino médio no Paraguai, sem o guarani, desmereceria todo o trabalho realizado e as esperanças acumuladas.
c)       c)  A língua guarani encontrou uma funcionalidade real que assegura sua reprodução e continuidade, mas só isso não basta.
d)       d) A introdução do guarani nas escolas potencializou a difusão da língua, mas é necessário que haja uma postura ética em seu ensino.
e)       e) O bilinguismo na maneira de ensinar o guarani tem causado estragos contra a língua, a cultura e a lealdade dos paraguaios ao guarani.

Questão 03

Em alguns países bilíngues, o uso de uma língua pode se sobrepor à outra, gerando uma mobilização social em prol da valorização da menos proeminente. De acordo com o texto, no caso do Paraguai, esse processo se deu pelo (a) programas escolares.

a)      a)  falta de continuidade do ensino do guarani nos programas escolares
b)      b)  preconceito existente contra o guarani  principalmente nas escolas.
c)       c)  esperança acumulada na reforma educativa da educação média.
d)      d)  inclusão e permanência do ensino do guarani nas escolas.
e)      e)  continuísmo do ensino do castelhano nos centros urbanos.

Questão 04

Dejar de fumar engorda, pero seguir haciéndolo, también. Esa es la conclusión a la que han llegado investigadores de la Universidad de Navarra que han hecho um seguimiento de 7.565 personas durante 50 meses. Los datos “se han ajustado por edad, sexo, índice de masa corporal inicial y estilo de vida”, ha explicado el director del ensayo, Javier Basterra-Gortari, por lo que “el único factor que queda es el tabaquismo”. El estudio se há publicado en la Revista Española de Cardiología.

“El tabaco es un anorexígeno [quita el apetito], y por eso las personas que dejan de fumar engordan”, añade Basterra-Gortari. Eso hace mucho más relevante el hallazgo del estudio. Puesto en orden, los que más peso ganan son los que dejan de fumar, luego, los que siguen haciéndolo, y, por último, los que nunca han fumado, indica el investigador. “Por eso lo mejor para mantener una vida saludable es no fumar nunca”, añade.    BENITO, E. Disponível em: http://www.elpais.com/articulo/sociedad. Acesso em: 23 abr. 2010 (fragmento).

O texto jornalístico caracteriza-se basicamente por apresentar informações a respeito dos mais variados assuntos, e seu título antecipa o tema que será tratado.
Tomando como base o fragmento, qual proposição identifica o tema central e poderia ser usada como titulo?

a)      a)  Estilo de vida interfere no ganho de peso.
b)       b) Estudo mostra expectativa de vida dos fumantes.
c)       c)  Pessoas que fumam podem se tornar anoréxicas.
d)      d)  Fumantes engordam mais que não fumantes.
e)       e) Tabagismo como fator de emagrecimento.

Questão 05


¡BRINCANDO!

KangaROOS llega a México con diseños atléticos, pero muy fashion. Tienen un toque vintage con diferentes formas y combinaciones de colores.
Lo más cool de estos tenis es que tienen bolsas para guardar llaves o dinero. Son ideales para hacer ejercicio y con unos jeans obtendrás un look urbano.
Revista Glamour Latinoamérica. México, mar. 2010.

O texto publicitário utiliza diversas estratégias para enfatizar as características do produto que pretende vender. Assim, no texto, o uso de vários termos de outras línguas, que não a espanhola, tem a intenção de:
a)      a)  atrair a atenção do público alvo dessa propaganda.
b)       b) popularizar a prática de exercícios esportivos.
c)       c) agradar aos compradores ingleses desse tênis.
d)      d)  incentivar os espanhóis a falarem outras línguas.
e)      e)  enfatizar o conhecimento de mundo do autor do texto.

LEA EL TEXTO ATENTAMENTE Y A CONTINUACIÓN ESCOJA LA ALTERNATIVA ADECUADA PARA CADA UNA DE LAS SIGUIENTES CUESTIONES.

CHINA ELIMINARÁ LA LEY QUE PROHÍBE TENER MÁS DE UN HIJO
Jose Reinoso - Pekín - 01/03/2008

China eliminará gradualmente la política de hijo único (que fue puesta en marcha a finales de la década de 1970 para controlar la explosión demográfica), según ha asegurado Zhao Baige, viceministra de la Comisión Nacional de Población y Planificación Familiar. "Queremos cambiarla poco a poco. No puedo decir cuándo o de qué manera, pero éste se ha  convertido en un tema clave entre quienes toman las decisiones en el Gobierno", ha declarado Zhao a la agencia Reuters.
El país asiático sufre un serio problema de envejecimiento de la población y una creciente disparidad de género, que ha provocado la alarma entre los expertos. Se estima que, de seguir la tendencia actual, en 15 años puede haber 30 millones de hombres más que de mujeres en edad demformar una familia, lo que podría provocar migraciones, tráfico de mujeres e inestabilidad social.
Las autoridades aseguran que los estrictos controles de natalidad han evitado más de 300 millones de nacimientos y han favorecido una elevación más rápida del nivel de vida del país.
Sin embargo, sus detractores afirman que, además de violar las libertades del individuo, han desembocado en numerosos abortos y esterilizaciones forzadas, y el abandono de muchas niñas, dada la preferencia de las familias por los varones. En China, nacen 118 niños por cada 100 niñas, cuando el  ratio normal en todo el mundo es entre 103 y 107 varones por cada 100 hembras. El 51,5% de los 1.314 millones de habitantes que tenía China en 2006 era varón.
La mayoría de las parejas en las ciudades sólo puede tener por ley un descendiente, mientras que en las zonas rurales se les permite dos si el primero es niña. Las minorías étnicas pueden tener dos o más. Zhao aseguró que el Gobierno está estudiando la cuestión con mucho cuidado para que cualquier
decisión que se tome no provoque un alza repentina de la población.
El País, Edición impresa, 01/03/2008.
1.                   CUESTIÓN 54
6 - El texto afirma que, desde finales de 1970, en China
a) se lucha contra el exceso de nacimientos femeninos.
b) quienes toman decisiones en el Gobierno, son claves para elaboración de leyes contra la expansión demográfica.
c) la Comisión Nacional de Planificación Familiar quiere cambiar la situación gradualmente.
d) se inició un control de expansión demográfica.
2.        CUESTIÓN 55
7 - La frase de la viceministra de la Comisión Nacional de Población y Planificación Familiar (línea 3), afirma que “Queremos cambiarla poco a poco”. En la palabra CAMBIARLA, la partícula LA, se refiere a

a) la ley.
b) China.
c) la década de 1970.
d) la explosión demográfica.
3.        CUESTIÓN 56
8 - El texto afirma que los problemas importantes señalados por los especialistas son
a) aumento y envejecimiento del número de mujeres.
b) incremento de envejecimiento de la población y desproporción de géneros.
c) población en disparidad demográfica y envejecimiento en algunas regiones.
d) desproporción demográfica y tráfico de mujeres como consecuencia del envejecimiento de la población.
4.        CUESTIÓN 57
9 - Se estima que los problemas demográficos de China
a) pueden provocar éxodos humanos, desequilibrio social y comercio de mujeres.
b) van a seguir la tendencia actual.
c) deben provocar el control de natalidad de 300 millones de nacimientos.
d) van a dificultar la elevación acelerada del nivel de vida.
5.        CUESTIÓN 58
10 - En el tercer párrafo, línea 3, la expresión SIN EMBARGO, puede sustituirse, sin cambiar el sentido de la frase, por
a) sino.
b) no obstante.
c) sin duda.
d) en consecuencia.
6.        CUESTIÓN 59
11- Las críticas a la política china de control de natalidad se basan en los siguientes principios
a) a la ausencia de derechos individuales, a la permisión de abortos, a la esterilización opcional y a la discriminación de los nacimientos femeninos.
b) a la obligación del aborto, a la falta de decisión personal para la esterilización forzada y AL abandono de las niñas.
c) al abandono de las niñas, a incontables abortos, a la incumplimiento del derecho humano de la libertad individual y la castración impuesta.
d) a la desconsideración de la libertad de decidir personalmente el número de hijos, al abandono de las recién nacidas, a la permisión de abortos y a la castración libre.
7.        CUESTIÓN 60
12 - La legislación china establece que una pareja rural
a) solamente puede tener un descendiente, sea hombre o mujer.
b) puede tener más de dos hijos, siempre que el primer descendiente sea mujer.
c) se rige por la misma ley de las parejas de minorías étnicas.
d) pueden tener como máximo dos hijos, cuando el primer descendiente sea mujer.

ENEM

http://www.vestibulandoweb.com.br/enem/prova-azul-enem-2009-2dia.pdf
http://download.globo.com/vestibular/prova_enem_2dia.pdf
http://download.globo.com/vestibular/gabarito_enem.pdf - prova anterior

ENEM DE LINGUA ESPANHOLA - TEMAS DA ATUALIDADE PROVÁVEIS DE AVALIAÇÕES

http://www.guiapraticodeespanhol.com.br/2010/10/enem-2010-lingua-estrangeira-espanhol-e.html

sexta-feira, 27 de maio de 2011

COMENTARIO CICERO PAULO ALUNO DO SIGUNDO ANO

o projeto uca na minha opinião estuda con o uca aprendemos muito mais rapido
por que ensientiva mais os alunos nas diciplinas diviamos usalos mais

sábado, 14 de maio de 2011

RELAÇÃO DE TEMAS PARA A OFICINA DE REDAÇÃO

1 -  IDOSOS
2 - BULLYING
3 - O EFEITO BIN LANDEN
4- A POLÍTICA LOCAL
5 -  A POLÍTICA NO BRASIL
6 - PONTO DE VISTA SOBRE OS POLÍTICOS DO BRASIL
7 - PROGRAMA UCA
9 -  OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA UCA PARA A ESCOLA
10 - GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
11 -  SEXO SEM CAMISINHA
12 -  DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
13 - A INFORMATIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
14 - O PRIMEIRO BEIJO
15 -  PORQUE É TÃO DIFÍCIL APRENDER INGLÊS
16 - POLUIÇÃO AMBIENTAL
17 -  POLUIÇÃO SONORA
18 -  DESMATAMENTO: QUAIS OS PREJUÍZOS PARA A NATUREZA
19 -  VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DO ABORTO?
20 - AMAR DEMAIS FAZ MAL?
21 -  CIGARRO: VILÃO OU MOCINHO?
22 -  MISÉRIA HUMANA, QUAIS SÃO AS CAUSAS?
23 -  QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS DO ABANDONO DE CRIANÇAS?
24 -  SE UM DIA SEU FILHO LHE CONFESSASSE DE SUA HOMOSSEXUALIDADE, O QUE VOCÊ FARIA?
25 - A TV ALICIA OS JOVENS OU EDUCA?
26 -  VERDADE OU MENTIRA: POR QUE HÁ TANTAS NOTAS BAIXAS, QUAIS SÃO AS CAUSAS DO DECLINO DA APRENDIZAGEM DOS JOVENS?
27 -  QUAIS SÃO AS SOLUÇÕES PARA ACABAR COM A MISÉRIA NO MUNDO?
28 -  NA SUA OPINIÃO, O ÍNDIO É PREGUIÇOSO?
29 -  AIDS
30 - GLAMURIZAÇÃO DO CRIME
31 -  PEDOFILIA
32 - CONTEÚDOS PORNOGRÁFICOS NA TV
33 -  A FOME NO MUNDO
34 - VIOLÊNCIA AOS PROFESSORES
35 -  VIOLÊNCIA ENTRE ALUNOS: QUAIS SÃO AS CAUSAS?
36 -  AQUECIMENTO GLOBAL
37 -  DENGUE
38-  USO DE MEDICAMENTOS NÃO PRESCRITOS, USO E ABUSO DOS MEDICAMENTOS
39 -  EDUCAÇÃO EM BAIXA, PORQUE O ALUNO NÃO APRENDE, SERÁ QUE É A CULPA DO PROFESSOR OU SOU PARTE DISSO TAMBÉM?
40 - POR QUE OS NORDESTINOS MIGRAM TANTO PARA O SUDESTE E SUL DO PAÍS?
41 -  MEU PRIMEIRO EMPREGO
42 -  LIXÃO PÚBLICO NA ENTRADA DA CIDADE
43 -  LEI MARIA DA PENHA: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
44 -  CORRUPÇÃO NO PAIS: DINHEIRO NA CUECA
45 -  MATEMÁTICA? POR QUE O ALUNO NÃO SABE AS 4 OPERAÇÕES MATEMÁTICAS?
46 -  CASAMENTO GAY
47 - O USO DO CELULAR NA ESCOLA
48 - FUNK, BANALIZAÇÃO DO CORPO NOS BAILES FUNK?
49 -  SAÚDE PÚBLICA: HOSPITAIS E PSFS NA UTI, FALTA DINHEIRO OU É DESCASO DO PODER PÚBLICO
50 - SERÁ QUE A HUMANIDADE PERDEU A FÉ EM DEUS?

OBSERVAÇÕES:
AS REDAÇÕES (PRODUÇÕES TEXTUAIS) TERÃO O MÁXIMO DE 30 LINHAS E MÍNIMO DE 25 LINHAS

ATIVIDADE INDIVIDUAL

  • PONTO FORTES DA ATIVIDADE: TRABALHAR HABILIDADE DE LEITURA, ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL
  • INTERATIVIDADE
  • UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA UCA
  • TRABALHAR GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSIFICADOS

GÊNEROS GRAMATICAIS - GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA EM LINGUA INGLESA

LESSON 2 – NOUNS (LIÇÃO 2 – SUBSTANTIVOS)
1. GENDER OF NOUNS (GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS)
Há quatro gêneros em inglês: o masculino, o feminino, o neutro e o comum.
O masculino é usado para se referir a pessoas e animais do sexo masculino. Exemplos: man  (homem), king (rei), cock (galo).
O feminino é usado para se referir a pessoas e animais do sexo feminino. Exemplos: woman (mulher), queen (rainha), hen (galinha).
O neutro é usado para se referir a coisas inanimadas.
Exemplos: table (mesa), door (porta), knife
(faca).
O comum é usado para se referir a pessoas de ambos os sexos. A mesma palavra é usada para o masculino e para o feminino. Exemplos: child (criança), cousin (primo(a)), person (pessoa), neighbor (vizinho( a)), doctor (médico(a)).
Diferente do português, a maioria dos substantivos em inglês têm a mesma forma para o masculino
e para o feminino, ou seja, é comum para os dois  gêneros.
O gênero dos substantivos pode ser indicado por:
a) Palavras diferentes – Os substantivos têm  formas diferentes para o masculino e para o feminino.
No caso dos animas mais comuns, há em geral palavras distintas para o macho e para a fêmea. Ex:
MASCULINO FEMININO
boy (menino) girl (menina)
brother (irmão) sister (irmã)
bull (boi) cow (vaca)
father (pai) mother (mãe)
man (homem) woman (mulher)
nephew (sobrinho) niece (sobrinha)
son (filho) daughter (filha)
uncle (tio) aunt (tia)
b) Terminações diferentes – Acrescenta-se uma terminação (-ess) a palavra masculina para se formar a feminina. Ex:
MASCULINO FEMININO
actor (ator) actress (atriz)
waiter (garçon) waitress (garçonete)
heir (herdeiro) heiress (herdeira)
steward (comissário) stewardess (comissária)
lion (leão) lioness (leoa)
tiger (tigre) tigress (tigresa)
c) Anteposição e posposição de palavras –
Acrescenta-se uma palavra antes ou depois de palavras femininas ou masculinas para se determinar o gênero. Ex:
MASCULINO FEMININO
Frenchman (francês) Frenchwoman (francesa) grandfather (avô) grandmother (avó) he-bear (urso) she- bear(ursa) bull-elephant (elefante macho) cow-elephant (elefante fêmea)

2. PLURAL OF NOUNS (PLURAL DOS SUBSTANTIVOS)
Para formar o plural dos substantivos em inglês, deve-se seguir as seguintes regras:
a) Regra geral: acrescenta-se S à forma singular do substantivo. Ex:
SINGULAR PLURAL
car (carro) cars (carros)
table (mesa) tables (mesas)
b) Substantivos terminados em X, S, SH, CH, Z: acrescenta-se ES à forma do singular substantivo.
Ex:
SINGULAR PLURAL
box (caixa) boxes (caixas)
kiss (beijo) kisses (beijos)
brush (escova) brushes (escovas)
watch (relógio) watches (relógios)
buzz (zunido) buzzes (zunidos)
c) Substantivos terminados em Y: há dois casos.
- se o Y for precedido por vogal: aplica-se a regra geral.
- se o Y for precedido por consoante: substitui-se o Y por i e acrecenta-se ES. Ex:
SINGULAR PLURAL
boy (menino) boys (meninos)
fly (mosca) flies (moscas)

INGLÊS Editora Exato 5
d) Substantivos terminados em O: há dois casos.
- se o O for precedido por vogal: aplica-se a regra geral.
- se o O for precedido por consoante: acrescenta- se ES. Ex:

SINGULAR PLURAL
radio (radio) radios (rádios)
hero (herói) heroes (heróis)
e) Substantivos terminados em F ou FE: os substantivos perdem o F ou FE final e acrescenta-seVES. Ex:
SINGULAR PLURAL
calf (bezerro) calves (bezerros)
half (metade) halves (metades)
knife (faca) knives (facas)
life (vida) lives (vidas)
shelf (prateleira) shelves (prateleiras)
thief (ladrão) thieves (ladrões)
wife (esposa) wives (esposas)
Porém, há alguns substantivos terminados em F que admitem as 2 formas de plural: acrescentando-se S ou VES. Ex:

SINGULAR PLURAL (S) PLURAL (VES)
scarf (cachecol) scarfs
(cachecóis) scarves (cachecóis)
wharf (o cais) wharfs (os cais) wharves (os cais)
roof (telhado) roofs (telhados) rooves (telhados)
f) Plurais irregulares: há substantivos que não obedecem as regras de formação do plural, possuindo assim formas peculiares. Ex:

SINGULAR PLURAL
man (homen) men (homens)
woman (mulher) women (mulheres)
child (criança) children (crianças)
foot (pé) feet (pés)
tooth (dente) teeth (dentes)
mouse (camundongo) mice (camundongos)
goose (ganso) geese (gansos)
louse (piolho) lice (piolhos)
ox (boi) oxen (bois)
person (pessoa) people (pessoas)
g) Substantivos que têm a mesma forma para o singular e para o plural. Ex:

SINGULAR E PLURAL
fish (peixe – peixes)
sheep (ovelha – ovelhas)
deer (veado – veados)
shrimp (camarão – camarões)
aircraft (aeronave – aeronaves)
Apesar das regras e exceções para se formar o plural dos substantivos em inglês, sempre que houver dúvida o melhor é consultar um dicionário para ter certeza da forma do plural dos substantivos.

3. COUNTABLE AND UNCOUNTABLE NOUNS (SUBSTANTIVOS CONTÁVEIS E INCONTÁVEIS)
a) Countable Nouns – substantivo contável é todo aquele que se pode efetivamente contar individualmente.
Eles possuem uma forma para o singular e uma forma para o plural. É o caso da maioria dos substantivos. Ex:
I need two tables. (Eu preciso de duas mesas).
b) Uncountable Nouns – substantivo incontável é todo aquele em que é necessária a utilização de uma unidade de medida para se poder contá-lo.
Em geral, são os substantivos que se referem a substâncias, qualidades ou idéias abstratas. Eles não admitem plural. Ex: I need 2 kilos of sugar. (Eu preciso de dois quilos de açúcar)

Lista de alguns substantivos contáveis e incontáveis em inglês Countable Nouns Uncountable Nouns
bird (pássaro)
car (carro)
girl (garota)
house (casa)
table (mesa)
fork (garfo)
chair (cadeira)
orange (laranja)
song (canção)
dollar (dólar)
flower (flor)
bottle (garrafa)
advice (conselho)
gold (ouro)
information (informação)
news (notícia)
furniture (móvel)
water (água)
fire (fogo)
salt (sal)
music (música)
money (dinheiro)
love (amor)
power (poder)

INGLÊS Editora Exato 6
4. POSSESSIVE CASE / GENITIVE CASE (CASO POSSESSIVO OU CASO GENITIVO)
O caso possessivo é típico do inglês e é usado para indicar posse. É formado pelo acréscimo de um apóstrofo ( ‘ ) seguido de S após o nome do possuidor que precederá sempre a coisa possuída. O uso de ‘S refere-se a substituição da preposição OF (de) para indicar a relação de posse entre pessoas, animais, lugares, etc. Ex:
John’s car (The car of John). (O carro de John).
The elephant’s trunk (The trunk of the elephant). (A tromba do elefante).

Casos especiais
a) Quando o possuidor estiver no plural (terminar em s): acrescenta-se apenas o apostrofo (‘).
Ex: The boys’ mother (A mãe dos meninos).
b) Com nomes próprios terminados em S: acrescenta-se ‘S ou apenas o apostrofo (‘).
Ex: Iris’s house is big / Iris’ house is big (A casa de Iris é grande).
c) No caso de nomes clássicos terminados em S: acrescenta-se apenas o apostrofo (‘).
Ex: Jesus’ life (A vida de Jesus).
d) Com substantivos compostos: acrescenta- se ‘S ou apenas o apostrofo (‘) à última palavra.
Ex: My brother-in-law’s job is interesting
(O emprego do meu cunhado é interessante).
e) Não se usa o caso possessivo se o possuidor for um objeto: usa-se a construção OF THE ou a inversão.
Ex: The leg of the table is broken / The table leg is broken (A perna da mesa está quebrada).
f) Com expressões de espaço, tempo e medida: usa-se o caso possessivo.
Ex: Next week’s test (A prova da semana que vem).
Ten miles’s distance (Distância de 10 milhas).
g) Quando se tratar de apenas 1 objeto possuído e vários possuidores: acrescenta-se ‘S ou apenas o  apostrofo (‘) no último possuidor.
Ex: Bob and Sue’s mother lives in Brazil (A mãe de Bob e Sue mora no Brasil – A mãe de Bob e Sue é a mesma, ou seja, eles são irmãos).
h) Quando se tratar de vários objetos possuídos e vários possuidores: acrescenta-se ‘S ou apenas o apostrofo (‘) a todos os possuidores.
Ex: Bob’s and Sue’s mothers live in Brazil (As mães de Bob e Sue moram no Brasil – Cada um tem sua mãe, eles não são irmãos).
i) Quando o caso possessivo não for seguido pela coisa possuída: a coisa possuída está subentendida.
Ex: They are at the McDonald’s (Ou seja, They are at the McDonald’s Snackbar) (Eles estão no McDonald – Eles estão na lanchonete McDonald).
j) Cuidado para não confundir o caso possessivo (‘S) com a forma abreviada do verbo to be na 3ª pessoa do singular (is).
Ex: Ted’s father is a doctor (O pai de Ted é médico).
Ted’s an intelligent boy (Ted é um garoto inteligente).

5. NUMBERS
O quadro abaixo apresenta os números cardinais e ordinais por extenso em inglês. A seguir, haverá algumas considerações importantes sobre o uso desses números.
Cardinal Numbers
(Números Cardinais)
Ordinal Numbers
(Números Ordinais)
0 – zero -------
1 – one 1st – first
2 – two 2nd – second
3 – three 3rd – third
4 – four 4th – fourth
5 – five 5th – fifth
6 – six 6th – sixth
7 – seven 7th – seventh
8 – eight 8th – eighth
9 – nine 9th – ninth
10 – ten 10th – tenth
11 – eleven 11th – eleventh
12 – twelve 12th – twelveth
13 – thirteen 13th – thirteenth
14 – fourteen 14th – fourteenth
15 – fifteen 15th – fifteenth
16 – sixteen 16th – sixteenth
17 – seventeen 17th – seventeenth
18 – eighteen 18th – eighteenth
19 – nineteen 19th – nineteenth
20 – twenty 20th – twentieth
21 – twenty-one 21st – twenty-first
22 – twenty-two 22nd – twenty-second
23 – twenty-three 23rd – twenty-third
24 – twenty-four 24th – twenty-fourth
25 – twenty-five 25th – twenty-fifth
26 – twenty-six 26th – twenty-sixth
27 – twenty-seven 27th – twenty-seventh
28 – twenty-eight 28th – twenty-eighth
29 – twenty-nine 29th – twenty-ninth
30 – thirty 30th – thirtieth
40 – forty 40th – fortieth

INGLÊS Editora Exato 7
50 – fifty 50th – fiftieth
60 – sixty 60th – sixtieth
70 – seventy 70th – seventieth
80 – eighty 80th – eightieth
90 – ninety 90th – ninetieth
100 – one / a hundred 100th – one/a hundredth
1,000 – one/a thousand 1,000th - one/a thousandth
1,000,000–one/a million 1,000,000th–one/a millionth

Considerações sobre os números em inglês:
a) Quando escrevemos os números cardinais
ou ordinais por extenso, a unidade e a dezena são sempre separadas por hífen.
Ex:
32 – thirty-two.
84th – eighty-fourth.
257 – two hundred and fifty-seven.
185th – one hundred and eighty-fifth.
b) A pontuação dos números em inglês é diferente, na realidade, é oposta à do português. Usa-se  vírgula no lugar do ponto e ponto no lugar da vírgula.
Ex: 2.125,39 (português) - 2,1225.39 (inglês).
c) Para diferenciar os números cardinais dos ordinais em português, usa-se os símbolos: ª ou º depois dos números ordinais. Em inglês, não existe estes sinais. Usa-se no lugar deles as duas últimas letras do número ordinal por extenso para tal diferenciação.
Ex:
1st – first.
15th – fifteenth.
33rd – thirty-third.
d) Em inglês é comum usar o plural das dezenas para se referir a décadas ou a fase de idade das
pessoas.
Ex:
In the seventies – Nos anos 70.
Ted is in his forties – Ted é “quarentão”.
e) Quando os anos são escritos por extenso, deve-se separá-los em duas dezenas, quando se tratar
de anos até 1999. E com os anos a partir do ano 2000, a escrita é igual ao do português.
Ex:
1568 – fifteen sixty-eight (quinze sessenta e oito).
1994 – nineteen ninety-four (dezenove noventa e quatro).
2000 – two thounsand (dois mil).
2010 – two thounsad and ten (dois mil e dez).
ESTUDO DIRIGIDO
1 Quais são os gêneros dos substantivos em inglês?
2 Como é indicado o gênero dos substantivos em inglês?
3 Como pode ser indicado o plural dos substantivos em inglês?
4 O que é substantivo contável e substantivo incontável? Dê exemplos.
5 O que é o Possessive Case? Para que ele é usado?

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
1 Marque a alternativa em que o gênero da palavra esteja correto:
a) husband – neutro
b) poetess – masculino
c) bed – feminino
d) nurse – comum
Resolução: A palavra husband significa marido, então pertence ao gênero masculino e seu feminino é wife (esposa). A palavra poetess significa poetisa, então pertence ao gênero feminino e seu masculino é poet (poeta). A palavra bed significa cama (coisa inanimada), então pertence ao gênero neutro. E a palavra nurse significa enfermeira ou enfermeiro e, como é usada para se referir a pessoas de ambos os sexos, é onsiderada do gênero comum.
A resposta correta é letra d.
2 Marque a alternativa que apresente os plurais de fish, goose, wolf e policeman, respectivamente.
a) fishes, gooses, wolfes, policemans.
b) fish, gooses, wolves, policemans.
c) fish, geese, wolves, policemen.
d) fishes, geese, wolfes, policemen.
Resolução: A palavra fish tem a mesma forma para o singular e para o plural. O plural das palavras goose e policeman é irregular: geese e policemen. E o plural da palavra wolf é wolves. Resposta correta letra c.
3 Marque a alternativa que complete corretamente a frase: “This is my _________________ book”.
a) sister-in-law’s.
b) sister-in’s-law.
c) sister’s-in-law.
d) sister’s-in’s-law’s.
Resolução: O caso possessivo(‘S) é usado para indicar posse. No caso de substantivos compostos o (‘S) é usado apenas na última palavra. A resposta correta é letra a.

EXERCÍCIOS
1 Julgue C (certo) ou E (errado) as afirmações abaixo, em relação ao gênero dos substantivos:
1 O substantivo friend é do gênero masculino.
2 O feminino da palavra nephew é niece.
3 Os substantivos heir (herdeiro) e heiress (herdeira) indicam o gênero por palavras diferentes.
4 O gênero neutro é usado para se referir a pessoas, animais ou coisas inanimadas.
5 A anteposição e a posposição de palavras também é uma forma de indicar o gênero dos substantivos. Exemplo: grandson (neto) e granddaughter (neta).
2 Dadas as afirmações de que o feminino de:
I – singer é singer;
II – king é queen;
III – prince é princess.
Estão corretas as afirmações:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) Todas.
3 Todas as palavras seguem a mesma regra para formar o plural, exceto:
a) Plural em ES – watch, Box, Kiss, sky.
b) Plural em IES – daisy, lady, baby, city.
c) Plural em S – cowboy, valley, way, day.
d) Plural em VES – wife, leaf, loaf, knife.
4 De acordo com o estudo do plural, marque a alternativa que completa corretamente a frase:
“Those ________ are afraid of these ________.”
a) ladys – mice.
b) lady – mouse.
c) ladies – mouses.
d) ladies – mice.
5 Sobre o plural dos substantivos, identifique a relação correta:
a) man – mans.
b) tomato – tomatoes.
c) child – childs.
d) life – lifes.
6 De acordo com o estudo do plural dos substantivos, marque a seqüência correta das palavras a seguir: foot, sheep, dish, potato.
a) foots, sheeps, dishs, potatos.
b) feet, sheeps, dishs, potatoes.
c) feet, sheep, dishes, potatoes.
d) foots, sheep, dishes, potatos.
7 Marque a alternativa que apresente apenas susbtantivos incontáveis em inglês:
a) money, water, advice, news.
b) girl, information, gold, love.
c) bird, student, flower, song.
d) sugar, salt, milk, car.
8 Marque a alternativa incorreta de acordo com a classificação dos substantivos abaixo:
a) hour (hora) – susbtantivo contável.
b) people (pessoas) – substantivo contável.
c) dollar (dólar) – substantivo incontável.
d) furniture (móvel) – substantivo incontável.
9 Marque a alternativa que tenha a frase correta em
relação ao emprego do caso possessivo em inglês:
a) Bob and Joe’s eyes are blue.
b) Saly and Susan’s father is an engineer.
c) The room’s window is open.
d) The students’s books are under the table.
10 Observe as frases a seguir:
I – Your mother-in-law’s car is not working.
II – We bought many clothes at Pernanbucanas’.
III – James’s house is big.
Estão corretas as frases:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) Nenhuma.
GABARITO
Estudo dirigido
1 Há quatro gêneros em inglês: o masculino (refere-se a pessoas e animais do sexo masculino), o feminino (refere-se a pessoas e animais do sexo feminino), o neutro (refere-se a coisas inanimadas) e o comum refere-se a pessoas de ambos os sexos).
2 O gênero pode ser indicado por palavras diferentes (há palavras diferentes para o masculino e para o (INGLÊS Editora Exato 9)  feminino), terminações diferentes (há o acréscimo de uma terminação na palavra masculina para se formar a feminina) ou anteposição e posposição de palavras ( há o acréscimo de uma palavra antes ou depois de palavras femininas ou masculinas para se determinar o gênero).
3 O plural dos substantivos pode ser indicado pelas terminações S, ES ou IES ou pelas formas irregulares
de plural.
4 Substantivo contável é todo aquele que se pode efetivamente contar individualmente. Eles possuem uma forma para o singular e uma forma para o plural. Exemplos: bird (pássaro), car (carro), girl (garota), house (casa). Substantivo incontável é todo aquele em que é necessária a utilização de uma unidade de medida para se poder contá-lo.
Em geral, são os substantivos que se referem a substâncias, qualidades ou idéias abstratas. Eles não admitem plural. Exemplos: water (água), music (música), love (amor), advice (conselho).
5 O Possessive Case ou Genitive case é típico do inglês e é usado para indicar posse. É formado pelo acréscimo de um apóstrofo ( ‘ ) seguido de S após o nome do possuidor, que precederá sempre a coisa possuída.

Exercícios
1 E, C, E, E, C
2 D
3 D
4 D
5 B
6 C
7 A
8 C
9 B
10 A
CURIOSITY (CURIOSIDADE)
GOODBYE = Tchau
Goodbye, see you tomorrow.
Tchau, até amanhã.
A palavra goodbye vem do século XVI e é uma contração de God be with you – ao pé da letra “Deus esteja com você” –, parecido com o português “adeus”. A palavra God (Deus) virou good (bom, boa), seguindo o padrão das expressões já existentes good morning (bom dia), good afternoon (boa tarde), good evening (boa noite). Informalmente, fala-se byebye ou simplesmente bye. Em inglês britânico informal, fala-se também  cheerio, cheers e ta-ta.